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O que são consumidores?

Posted by Nah Quevedo on 10:39
Consumidores são pessoas como nós que tem desejos, anseios e expectativas e por isso procuram produtos/marcas para satisfazê-los.
No meio online esses consumidores se tornaram mais exigentes e mais expostos ao recebimento de informações por diversos meios de comunicação através de vídeos, fotos, propagandas, entre outros. Com tanta diversidade de conteúdo o consumidor pode pesquisar de forma ampla, comprar e comprar o melhor produto pelo melhor preço.
Por tal facilidade que as empresas vêem se preocupando em utilizar ferramentas diferenciadas para ganhar essa concorrência, e uma forma de alcançar da melhor forma o consumidor tem sido as redes sociais. Neste ambiente a empresa pode entender melhor a mente de seus consumidores, que antes de serem pessoas que compram, consomem e se indentificam com um produto, são pessoas comuns que estão em busca de empresas que tenha um atendimento personalizado. Nas redes sociais as empresas podem verificar o comportamento dos consumidores que no Twitter, Facebook, Orkut, expressam seus desejos, se relacionam, mostram suas preferências e suas frustrações.
Para uma empresa iniciar seu relacionamento com o cliente nessa ferramenta pública, ela precisa saber com quem ela vai falar e principalmente o que ela vai falar. Uma frase inadequada publicada no Twitter da empresa, ou em algum blog, fanpage, gera um buzz muito maior e mais rápido do que 6 meses investidos em propaganda, mas nesse caso um buzz negativo e prejudicial.

Em uma das minhas pesquisas eu li um artigo do Mario Faria, Professor do MBA das disciplinas de Marketing e Estratégia da Business School São Paulo e escreve para o Mundo do Marketing, contando a história de uma amiga dele envolvida em um projeto de marketing digital de um grande anunciante do mercado brasileiro.
Ele conta que ela montou uma estratégia com uso das redes sociais (Youtube, Facebook, Twitter) e quando ela foi mostrar tal solução para o cliente, a rede da empresa do mesmo estava toda bloqueada. E Mario faz a seguinte reflexão: "Se o tal anunciante fica pregando o tempo todo que o uso de mídias sociais é importante para seus consumidores, como é que seus colaboradores não conseguem ter um acesso mínimo para monitorarem a concorrência, capacitarem nas tendências de mercado ou estarem em sintonia com o que seus clientes estão recebendo ou buscando de informação?"
Infelizmente este é um problema muito comum. Muitas empresas não acreditam na internet mesmo com todo crescimento do E-commerce e com tantas ferramentas disponíveis para utilização online, inclusive de métricas que possibilitam a medição de retorno na internet.
Algumas empresas ainda não conseguiram implantar entre seus colaboradores as reais funções da internet e a utilização devida da mesma, além de incorporar o meio online para todas as atividades da empresa e enxergá-lo como um ambiente fortíssimo de comunicação com seu target.
É preciso se adequar a globalização, aos avanços tecnológicos e mais do que isso, se atentar em como impactar da melhor forma possível o consumidor.


That´s all folks!
Até breve.  



 

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