0

Mobile Tag

Posted by Nah Quevedo on 13:10
As mobiles tags são URLs criptografadas através de um código de barra 2D que são codificadas através de um dispositivo móvel. Entretanto, essa tecnologia se expandiu muito e hoje tem diversos tipos e nomenclaturas, tais como: QR Code, Data Matrix, Cool Data Matrix, Aztec, e diversos outros. O mais utilizado e conhecido é o QR Code, que já está inserido em diversas propagandas, cartazes, apelos promocionais, entre outros. 
A disseminação das mobile tags está intensamente associada à popularização da banda larga móbile. Quanto maior a cobertura de banda larga no mundo, maior a possibilidade do uso dessa tecnologia. Além do Qr Code e dos outros códigos de barras 2D, a mobile tag também possibilita a ampliação da realidade, ou seja, acrescentando um link físico para o mundo online, interagindo internet com objetos, pessoas e lugares. Para uma melhor ilustração, a realidade aumentada segue o mesmo conceito do Qr code e trata-se de adição de elementos virtuais a realidade física.
A realidade aumentada é o processo de captura de imagens reais e a sobreposição de objetos virtuais que interagem com ela. Traduzindo para uma linguagem menos técnica, é a possibilidade de visualizar uma paisagem e ver informações referentes a ela.
Abaixo um case do novo aplicativo “Presença Bradesco” criado para o Iphone 3G.

Graças à bússola do iphone 3GS, o Bradesco resolveu investir neste recurso para propor aos seus clientes um serviço interativo de localização de agências próximas, além de pontos de atendimento como o Banco Postal e caixas eletrônicos.
Outro exemplo que causou um buzz marketing bastante positivo, no final do ano de 2011, foi a campanha do Starbucks Café. Funciona da seguinte maneira: apontando a câmera do smartphone para os copos temáticos de Natal e quase 50 objetos dentro das lojas (como sacos de café e displays nas lojas) as pessoas podem ver e interagir com animações de cinco personagens - um esquilo, um menino, um esquiador, um cachorro no trenó e uma raposa. Quem colecionar estes cinco personagens concorrerá a prêmios. Além disso, seria possível ver ofertas e sugestões de presentes, enviar mensagens de Natal e compartilhar conteúdo com os amigos em redes sociais.

Para usar as mobile tags e a realidade aumentada basta que seu dispositivo móvel tenha uma câmera e o leitor de código de barras 2D instalado. Esse aplicativo pode ser baixado em diversos sites e gratuitamente (www.i-nigma.mobi/ www.microsoft.com/tag / www.ge.beetagg.com).
A mesma facilidade para a leitura aparece na hora de você criar a sua mobile tag, pois existem sites que são geradores de Qr code e mobile tags em geral, onde você acessa e inclui o URL ou a informação desejada. 

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Mais um Gole de Café All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates